quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Impressora Laser

Numa impressora a laser, a imagem a ser impressa em papel é primeiramente formada num cilindro, ou molde. Um feixe de raios laser gera cargas de eletricidade estática em algumas partes do cilindro. Ao ser passado no reservatório de toner, as partes carregadas do cilindro o atraem, formando um molde perfeito da imagem a ser impressa. Em seguida, o molde é prensado contra o papel, com a ajuda de um mecanismo chamado conjunto fusor, sendo o toner transferido e gerando a página impressa. Além das impressoras a laser monocromáticas, temos também as coloridas, que usam quatro cores de toner para conseguir cores perfeitas.
As impressoras a laser oferecem uma qualidade superior de impressão, além de serem muito mais rápidas. O maior obstáculo à sua popularização, porém, é seu alto custo. Enquanto podemos adquirir uma impressora jato de tinta colorida por 150 ou 200 reais, os modelos mais simples de impressoras a laser custam apartir de 700 ou 800 reais. Isto em se tratando de impressoras monocromáticas, já que as coloridas são bem mais caras.
Em compensação, as impressoras a laser possuem um custo de impressão por página bem mais baixo (R$ 0,10 ou menos, na maioria dos modelos, com a opção de usar recargas de tonner, que custam menos), são muito mais rápidas (as mais lentas imprimem de 6 a 8 páginas por minuto, as melhores imprimem entre 20 e 30 páginas por minuto) e suportam um volume de impressão muito maior. Os modelos mais baratos são projetados para suportar normalmente ciclos de 10.000 páginas mensais ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário